Causas da miopia

Muitas têm sido as explicações dadas pelos investigadores/especialistas de olhos, sobre as causas da miopia. Alguns investigadores argumentam que o estado refractivo é geneticamente determinado, outros são da opinião que a miopia surge por causas ambientais. Parece provável que a miopia seja o resultado de uma combinação errada dos diversos factores. No decurso do crescimento, os vários factores que afectam o estado refractivo do olho, como as curvaturas da córnea e do cristalino, o comprimento do olho e os índices de refracção dos meios, combinam-se de forma a que o resultado final seja a emetropia (ou seja sem graduação).

Um caso particular de miopia devida a uma alteração do índice de refracção, é aquela que surge em pessoas idosas, nomeadamente quando o índice de refracção no núcleo do cristalino faz aumentar o seu poder refractivo causando a miopia. Trata-se de um caso de catarata incipiente em que o cristalino se mantém transparente (por exemplo o caso das pessoas idosas que aos 80 anos ainda conseguem realizar tarefas pormenorizadas como enfiar a linha numa agulha.).

Quais os sintomas da miopia?

Um dos sintomas que podemos considerar como um dos primeiros sintomas de um olho míope é a má visão ao longe, estando a visão ao perto salvaguardada. No entanto, é evidente que se um indivíduo é míope de muitas dioptrias, para ver bem de perto teria que aproximar-se muito, o que é um factor muito cansativo e incómodo. O sintoma que mais é relatado e que com frequência anuncia o aparecimento de miopia é a visão turva dos objectos distantes. É frequente que nos primeiros estádios do problema, o indivíduo não se dê conta da perda de visão. Por este motivo, há que comprovar-se, junto da visão turva, existe o pestanejar constante, dores de cabeça ou tensão ocular.

Tipos de Miopia

Existem alguns tipos de miopia que apresentam umas características particulares.

Esta miopia de nascimento é um erro orgânico, um defeito visual sem nenhuma finalidade funcional que surge no início do desenvolvimento e que deve ser tratado o quanto antes.

Pode aumentar na vida adulta e é determinante o factor genético. Uma característica desta miopia, é que há pouca melhoria na acuidade visual apesar do uso de lentes graduadas.

Ao aumentar o seu diâmetro põe em maior evidência o excesso de curvatura do sistema, que é a causa da miopia. Esta desfocagem do olho, em condições de baixa iluminação ambiental pode afectar indivíduos míopes e não míopes.

Página principal

O que é a miopia?

Qual a progressão da miopia

Lentes para míopes

Tipos de cirurgia

Quem pode fazer a cirurgia